Informação e Conhecimento


Hipertensão


ONDE PROCURAR TRATAMENTO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL ?

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro oferece nas 114 unidades de saúde, o programa de (serviço) hipertensão arterial com consultas médicas e de enfermagem, atividades educativas, dispensação de medicamentos e realização de exames.

MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA

Uma alimentação saudável:
- Reduza o sal. O consumo de 1 a 1 ½ colher de chá de sal é considerado suficiente para as necessidades diárias.
- Dispense enlatados, lingüiças, salsichas, frituras e açúcar.
- Feijão, arroz, legumes, verduras e frutas são bons para o coração
- Prefira carne de frango e peixe sem pele .
- Consuma leite, margarina e queijos com pouco sal e gordura. Evite a manteiga.
- Coma nas horas certas.

Controlar o peso:
- Selecione o que vai comer, prefira alimentos que possa cozinhar
- Coma com moderação
- Não belisque entre as refeições
- Faça no mínimo três refeições ao dia (café, almoço e jantar) e entre elas, coma uma fruta.
- Tenha uma vida ativa. Caminhe pelo menos trinta minutos por dia na maioria dos dias da semana.
Como tratar e conviver com a HIPERTENSÃO (Prevenção e tratamento)
Prevenção da doença ( prevenção primária)
Os meios usados para combater os fatores de risco reduzem as mortes e devem ser iniciados ainda na infância, com a participação de toda a família.
Chamamos de mudanças no estilo de vida, a troca de hábitos não saudáveis pelos saudáveis, que podem, além de impedir várias doenças, reduzir a dose e quantidade da medicação para pressão alta.
Portanto, o tratamento da hipertensão não é só com remédios. Os casos mais leves podem ser tratados com diminuição do consumo de sal, redução de peso e prática de exercícios. Depende de força de vontade e determinação.
Tratamento da Doença e Complicações (Prevenção Secundária)
É muito importante que se descubra precocemente a hipertensão para evitar complicações sérias. A hipertensão pode afetar coração (infarto do miocárdio), rins (insuficiência renal) e cérebro (derrames).
O primeiro passo é procurar orientação numa unidade de saúde, onde poderá ser feita a confirmação da doença e início do tratamento. O principal objetivo é baixar a pressão arterial para evitar as complicações da doença.
Somente um médico poderá escolher o medicamento correto e a dose mais adequada para o tratamento, que inclui também as mudanças no estilo de vida. O sucesso dependerá da colaboração do paciente. A maior causa de não controle da pressão é o esquecimento de tomar a medicação. A idéia de que quando a pressão diminui a pessoa pode parar o tratamento é incorreta.

IMPORTÂNCIA DO ÁLCOOL

Como o álcool pode alterar a pressão arterial?
As bebidas alcoólicas elevam a pressão arterial. Portanto, a redução do consumo de álcool é eficaz para diminuir a pressão arterial e pode prevenir a pressão alta. Sabe-se que entre cinco e dez por cento dos homens com pressão alta têm como causa do problema o alto consumo de bebidas alcoólicas.
As bebidas alcoólicas possuem etanol, substância tóxica que lesa órgãos como o cérebro, o coração, o fígado e o pâncreas. Além disso, elas podem piorar a gastrite, dificultar a perda de peso (pois possuem muitas calorias) e retardar os reflexos, dificultando dirigir automóvel. E quem exagera corre o risco de desenvolver dependência e arruinar a própria vida. Para saber quanto pode consumir de bebidas alcoólicas, siga as dicas abaixo.

Dicas sobre consumo de bebida alcoólica
1 – Preferencialmente, deve-se evitar ingerir bebidas alcoólicas, porém seu consumo em pequena quantidade é permitido. Beber pouco corresponde a beber de 10 a 30 g/dia, no máximo, de etanol.
2 – A quantidade de 10 g de etanol equivale a uma lata de 330 ml de cerveja (4% de etanol), a um copo de 110 ml de vinho (12% de etanol) ou a uma dose de 30 ml de um destilado (40% de etanol) como uísque, pinga ou vodca.
3 – Quem quer perder peso deve evitar as bebidas alcoólicas, porque uma garrafa de cerveja tem 300 calorias; um copo de vinho, 100 calorias; e uma dose de uísque, pinga ou conhaque, 120 calorias.
4 – As bebidas alcoólicas, em grande quantidade, podem aumentar os efeitos dos remédios que baixam a pressão, reduzindo-a exageradamente. Não deixe de tomar os remédios para poder beber.

INFLUÊNCIA DO FUMO/ESTRESSE

Como o fumo prejudica quem tem pressão alta?
O fumo agrava as doenças cardíacas porque pode aumentar o ritmo das batidas do coração e a pressão, ou ainda piorar a aterosclerose, endurecendo as artérias. Além disso, o fumo também pode provocar câncer em vários órgãos. Siga as dicas abaixo para parar de fumar.
Dicas para parar de fumar
1 – O ideal é parar de fumar de vez; prepare-se para isso.
2 – Reduza o número de cigarros de acordo com as suas possibilidades.
3 – Não fique com o maço de cigarros; sinta aos poucos o benefício para sua saúde e seu bolso.
4 -Existem recursos que podem ajudá-lo a parar de fumar, como placas adesivas de nicotina e medicamentos; consulte seu médico.
5 – Parar de fumar é muito difícil, mas não desanime. O esforço é grande – você precisa estar convencido e ter muita força de vontade.

O estresse dificulta o controle da pressão alta?
O estresse pode dificultar o controle da pressão alta. O ideal seria eliminar o estresse, mas, como isso é difícil, o melhor é aprender a controlá-lo Saiba como seguindo as dicas abaixo.
Dicas para controlar o estresse
1 – Aprenda a identificar as situações que provocam tensão.
2 – Planeje melhor as atividades para evitar acúmulo.
3 – Diminua o nível de exigência consigo mesmo (a) e com os outros. Isso pode facilitar o manejo de situações que trazem ansiedade.
4 – Procure ter momentos de lazer e descanso; planeje férias.
5 – Divida as atividades com familiares e/ou amigos quando houver excesso ou sentir que precisa de ajuda.
6 – Exercícios físicos e técnicas de relaxamento podem ajudar no manejo do estresse.
7- Os momentos de maior desgaste podem ser compensados com a realização de atividades que dão prazer. Dê prioridade ao que realmente é importante para você.

INFLUÊNCIA DO SAL

O sal faz mal para quem tem pressão alta?
O sal faz o corpo reter mais líquidos, e o aumento do volume de líquido faz a pressão subir. No entanto, não há necessidade de comer sem sal. Deve-se, sim, evitar o exagero, como colocar sal na comida pronta ou comer alimentos com muito sal.
Cerca da metade das pessoas é mais afetada pelo cloreto de sódio, o sal de cozinha. Essas pessoas são denominadas “sensíveis ao sal”. Para esses indivíduos é importante comer com pouco sal, para evitar que a pressão se eleve. Nas pessoas não-sensíveis a esse condimento, o aumento da pressão com seu uso é pequeno. Os brasileiros consomem em média quatro a cinco colheres de café cheias de sal por dia, ou seja, dez gramas. O nosso corpo precisa de bem pouco sal, muito menos do que uma colher de café por dia (2,5g/dia). Essa quantidade existe nos próprios alimentos. Para evitar o excesso desse condimento na alimentação, siga as seguintes dicas.

Dicas para evitar o excesso de sal
1 – Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais como salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, alho, manjericão, coentro e cominho.
2 – Evite acrescentar sal aos alimentos já prontos. Nunca tenha um saleiro à mesa.
3 – Evite carnes gordurosas, vísceras (fígado, coração, rins), embutidos (lingüiça, paio, salsicha, toicinho defumado), frios (mortadela, presunto, salame) e frutos do mar (camarão).
4 – Evite embutidos como salsicha, mortadela, lingüiça, presunto, salame e paio.
5 – Evite conservas como picles, azeitona, aspargo, patês e palmito, enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha e maionese pronta. Prefira os alimentos em seu estado natural.
6 – Evite carnes salgadas como bacalhau, charque, carne-seca e defumados.
7 – Evite o aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e sopas de pacote.
8 – Evite queijos em geral, dando preferência a queijo branco ou ricota sem sal.
9 – Evite salgadinhos para aperitivo como batata frita, amendoim salgado, cajuzinho
10 – Substitutos do sal ou sal diet podem ser úteis para algumas pessoas, porém quem toma certos remédios ou “sofre dos rins” não pode usar substitutos do sal. Consulte o médico antes de usá-los.
11 – Evitando os excessos de sal na alimentação, você pode ajudar a controlar melhor a pressão alta e, às vezes, até reduzir o uso de remédios.

MEDICAMENTOS ANTI-HIPERTENSIVOS

Como usar corretamente os remédios?
Os remédios para tratamento da pressão alta agem no organismo controlando a pressão. O ideal é manter a pressão abaixo de 13 por 8. O uso dos remédios deve ser contínuo, diário, nas doses e nos horários recomendados pelo médico. Não deixe de tomar os remédios, mesmo que sua pressão esteja controlada. Para não esquecer de tomá-los, siga as dicas abaixo.
Os remédios para pressão alta causam impotência sexual em homens?
Atualmente, existem remédios que controlam a pressão alta sem interferir na sexualidade. No entanto, se acontecer alguma alteração na sua atividade sexual, entre em contato com seu médico. É importante lembrar que é a pressão alta não tratada que pode causar impotência sexual, porque endurece os vasos do pênis, prejudicando a atividade sexual.

Dicas para uso dos medicamentos
1 – Associe os horários de tomar os remédios com atividades como refeições (café da manhã, almoço, jantar), ir dormir ou acordar.
2 – Mantenha os remédios em locais visíveis, próximos da geladeira ou da televisão, porém longe do alcance das crianças.
3 – Não corra o risco de ficar sem os remédios, providenciando nova caixa antes que acabem.
4 – Se possível, mantenha uma caixa de remédios em casa e outra no trabalho. Assim, se esquecer de tomar em casa, poderá fazê-lo no trabalho. Quando viajar, leve quantidade suficiente de remédios para o período que estiver fora.
5 – Peça a familiares que o ajudem a lembrar os horários de tomar os remédios. Se são vários medicamentos a tomar, faça uma lista com nome, dose e horários de cada um e deixe-a fixada em local visível.
6 – Já existe um aparelho semelhante a um relógio de pulso que pode ser programado para disparar um alarme com nome e horário de tomar cada remédio.
7 – Nunca interrompa o tratamento por conta própria, seja porque o remédio acabou, porque a pressão está controlada ou porque vai viajar.
8 – Caso sinta algo diferente com o uso dos remédios, consulte seu médico.